COMUNICADO À COMUNIDADE EDUCATIVA
- aechamusca
- 31 de jul.
- 2 min de leitura
Novas medidas educativas para o ano letivo 2025/2026
O Agrupamento de Escolas da Chamusca informa toda a comunidade educativa que, na sequência das orientações do Ministério da Educação, foram aprovadas novas medidas com impacto direto no funcionamento das escolas e na organização do próximo ano letivo.
1. Proibição do uso de telemóveis até ao 6.º ano de escolaridade
Conforme anunciado pelo Senhor Ministro da Educação, Professor Fernando Alexandre, e aprovado pelo Governo na passada quinta-feira, será proibido o uso de smartphones por alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico (1.º ao 6.º ano), independentemente da natureza da instituição de ensino, seja pública ou privada.Esta medida, que entrará em vigor a partir do início do ano letivo 2025/2026, vem transformar em norma a recomendação anteriormente emitida, visando promover um ambiente escolar mais focado, equilibrado e propício à aprendizagem.
2. Encerramento das escolas no mês de agosto
Nos termos do Despacho n.º 8368/2024, que define o calendário escolar para 2025/2026, as escolas devem comunicar à Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) a sua semana de encerramento durante o mês de agosto.
O Agrupamento de Escolas da Chamusca informa que o período de encerramento previsto será a 3.ª semana de agosto, de 18 a 22 de agosto de 2025.
Apelamos à colaboração de toda a comunidade escolar na implementação destas novas orientações, com o compromisso de garantir uma escola mais segura, inclusiva e centrada no sucesso educativo dos nossos alunos.
A Direção do Agrupamento de Escolas da Chamusca deseja a toda a comunidade que este período de interrupção, resultante da conclusão do ano letivo 2024/2025, seja retemperador e permita a necessária preparação para o novo ano escolar que se aproxima.
Chamusca, 31 de julho de 2025
A Direção do Agrupamento de Escolas da Chamusca


